Mapa do Site

Já conhece a programação da Biblioteca para novembro?

Esta biblioteca municipal promove diversas atividades gratuitas para vários públicos-alvo.
Já conhece a programação da Biblioteca para novembro?

Conheça a programação da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, prevista para novembro.

Além das atividades regulares, dirigidas a diferentes públicos, este equipamento municipal garante o horário Fora d’Horas, que permite a utilização das instalações do piso 0 até às 24h00 (segunda e sábado: 18h00/24h00 e de terça a sexta-feira: 19h00/24h00).

Esta biblioteca mantém ainda outros projetos ao serviço da comunidade. São eles: A Biblioteca vai a Casa (serviço gratuito de empréstimo domiciliário de livros e outros documentos a pessoas com limitações de mobilidade), A Biblioteca vai ao Centro de Dia (funciona nos mesmos moldes que a Biblioteca vai a Casa, mas dirigido aos Centros de Dia), a Cabine de Leitura - Doar, Levar, Ler e Devolver, antiga cabine telefónica, cedida pela Fundação PT que funciona como uma microbiblioteca no jardim, e ainda a leitura digital gratuita do jornal Público.

 

Programação da Biblioteca e Bedeteca
novembro 2019

4 e 11 novembro | Nas duas primeiras 2.ª feiras, das 10h0 às 12h00 e das 15h00 às 17h00
Inclusão Digital | Seniores n@ Net
Sinopse: Os objetivos desta formação são proporcionar um primeiro contacto com a Internet, potenciar o contributo da Internet como estratégia de combate à solidão e à info-exclusão e desenvolver competências de utilização e navegação na Internet.
Destinatários: Seniores

5, 12, 19 e 26 novembro | das 10h30 às 11h30 (todas as 3.ª-feiras)
Visita guiada à Biblioteca e Bedeteca
Sinopse: Pretende-se dar a conhecer aos jovens a arte urbana criada em torno, e para a biblioteca, assim como sensibilizar os jovens para a utilização da Biblioteca e Bedeteca, dando-lhes a conhecer o espaço, formas de organização dos fundos documentais nos diversos suportes da informação existente.
Destinatários: Público escolar e Público em geral

5,12 e 19 de novembro | 15h00 – 17h00
Tertúlia de Leitura
Destinatários: Público em geral

5 novembro | 18h30
Apresentação do Livro “Vou Colecionando insónias”, de Tânia Tomás
Sinopse: Trata-se de uma coletânea de vários textos (maioritariamente poemas) que se vão desenvolvendo cronologicamente em torno de emoções e experiências vividas ao longo de um determinado período de tempo.
Tânia Tomás nasceu em Leiria, é estudante do curso de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Destinatários: Público em geral

8 novembro | 18h30
Palestra “Brexit – e depois do adeus?”, com Daniel Oliveira e Ana Gomes
Ciclo de palestras “Entre Estações e Estantes”
Sinopse: «Brexit sim. Brexit não. Brexit quando e Brexit como? Com acordo ou sem acordo com a U.E.?
Eis um dos temas mais discutidos da política internacional nos últimos tempos.
Muito se tem dito e escrito sobre o que pode vir a acontecer nos diversos cenários e talvez já esteja perdido nesta novela interminável.
Uns dias depois da data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia e depois de ter sido aceite mais um alargamento deste prazo, debatemos este complexo e imprevisível assunto com a participação de Daniel Oliveira e Ana Gomes.»
Destinatários: Público em geral

8 novembro | 15h15
Palestra/Debate sobre História “Republicanos e Monárquicos”, com o investigador Diogo Ferreira
Parceria: Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa
Destinatários: Público em geral

9 novembro | das 15h30 às 16h30
Projeto: Literacia Familiar – A importância da Leitura Partilhada em família
Durante esta sessão, os mais novos poderão assistir a uma Hora do Conto
Mediadora de Leitura: Paula Cusati
Sinopse: Ler com os nossos filhos é uma das experiências mais gratificantes e profícuas a nível emocional, cognitivo e criativo. No primeiro encontro, falaremos do que é a leitura partilhada e de todos os benefícios desse ritual diário bem como selecionar bons livros para ler em voz alta e explorar em família.
Destinatários: Famílias

9 novembro | das 10h30 às 11h15
Música para bebés: Sementes de Leitura
Dinamização: Nuno Cintrão
Sinopse: «Propõe um percurso sonoro, no qual ritmos, melodias e outros sons misteriosos aparecem para dizer “Olá!” Como verdadeiros pescadores de sons, os bebés vão absorvendo tudo em seu redor, enriquecendo o seu vocabulário musical e partilhando a sua alegria com quem está à sua volta.»
Destinatários: Famílias com bebés dos 12 aos 36 meses
Inscrição prévia | Custo:5€

11 novembro | 21h30 | 2.ª segunda-feira de cada mês
Encontros Imaginários na Amadora – com Salvador Allende, Anna Magnani e Onassis
Sinopse: Nos Encontros Imaginários não há textos decorados, não há cenários, não há iluminação. O confronto de ideias através de personagens marcantes da História da Humanidade.
Personalidades da História que serão recordadas:
Salvador Allende / Anna Magnani / Onassis
«Salvador Allende - Médico e político marxista chileno. Fundador do Partido Socialista, governou o seu país de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado pelo seu chefe do Estado Maior, Augusto Pinochet.
Anna Magnani - Atriz italiana. Uma das maiores do seu tempo, Magnani foi a primeira atriz estrangeira a ser premiada com o Óscar de melhor atriz pela Academia de Hollywood e considerada como o maior talento de interpretação dramática desde Eleonora Duse.
Aristóteles Onassis - Grande magnata grego que adquiriu a sua fortuna como empresário de marinha mercante, tornando-se o homem mais rico do mundo.»
Parceiros: Associação Amadora Passado Presente e Futuro e Teatro Passagem de Nível
Destinatários: Público em geral

12 novembro | 18h30
Apresentação do Livro “A Montanha do Amor”, de Raquel Gonçalves
Sinopse: Júlia é uma menina de sete anos que da janela do seu quarto vê uma montanha. Curiosa como é, a menina decide ir investigar o que está para lá da montanha, desafiando os seus medos e crenças limitadoras, potenciando o seu eu interior, a sua criatividade, a sua autoconfiança e, consequentemente, a sua autoestima.
Perante os desafios, Júlia consegue observar e sustentar o lado positivo de cada experiência: como transformar uma folha de árvore em algo que alimenta e sacia? Até que ponto um crocodilo se torna amigo? E pode a nossa imaginação fazer grande algo que afinal é tão pequeno? Ao longo de toda a história, os desafios são uma constante e Júlia, corajosa e criativa, supera-os a cada instante, fomentando de modo construtivo e criativo o seu pensamento, das suas emoções e das suas ações.
Saber pensar, sentir e agir (saber ser conscientemente) surgem como parte de um processo de crescimento e desenvolvimento, aplaudido pelos pais da menina Júlia que foi explorar “A Montanha do Amor”.
Destinatários: Público em geral / Escolas

16 novembro | 14h30 às 16h00
Manualidades japonesas: Sachiko (nível I e II)
Dinamização: Susana Domingues
Sinopse: «Antigamente os tecelões Japoneses usavam a arte sashiko para tornar as roupas mais quentes ou mais duradouras. Mais tarde a ‘necessidade’ daria origem a um gosto estético, traduzido em inúmeros padrões. O sashiko é uma arte fundamental para a cultura nipónica com inspiração na natureza e na religião. Em quatro workshops, que podem ou não ser sequenciais, vamos usar as linhas e os tecidos à boa maneira Japonesa.
Destinatários: Público em geral
Parceria: Associação Hands on Hearts
Inscrição prévia | Custo: 5€

16 novembro | das 15h30 às 16h30
Teatro infantil Didático Muzumbos | "CaraCulisses - Ulisses e o Fabuloso destino do Lixo"
Dinamização: Mafalda Abreu e Carlos Miranda
Sinopse: O belo jardim, onde todos os animais e legumes gostam de viver, está cheio de lixo e ninguém sabe porquê! Quem andará a deitar tanto lixo no chão? O mistério resolve-se pela calada da noite, mas agora já é tarde demais porque o jardim está todo sujo! O que fazer com tanto lixo?
Ulisses irá compreender que pode, afinal, separar o lixo. Para onde vai tanto plástico, cartão e vidro? Será que estes materiais podem ser reutilizados? E que coisas novas se podem fazer com o lixo reciclado? E o que é a compostagem? É com a ajuda da mosca verde e da aranha sabichona que Ulisses irá aprender muitas coisas sobre o lixo!
Inscrição prévia.
Destinatários: famílias com crianças dos 2 aos 12 anos.

18 novembro | das 18h00 às 19h00
Comunidade de Leitores | Livro: O monte dos vendavais, de Emily Brontë
Dinamização: Marina Gomes Lopes
Sinopse: «Em 1929,Virgínia Woolf escrevia que “qualquer análise da escrita feminina, por mais superficial, levanta um sem-número de questões” e uma questão que se impunha era porque não escreveram as mulheres de forma contínua antes do século XVII? Pelos vistos, a resposta a essa pergunta tem sido, nos últimos tempos, mais ficção escrita por mulheres. Será este aspeto importante e significativo para nós enquanto leitores?
Com este novo ciclo da Comunidade de Leitores, selecionámos um conjunto de obras de diversas escritoras-mulheres, publicadas no decurso de cinco séculos, em diferentes países, procurando, através dessa viagem, descobrir o universo particular de cada uma, desde Madame de La Fayette a Teresa Veiga, passando por Iris Murdoch, Agustina de Bessa-Luís, entre muitas outras.
Com o contributo de todos os que participarem, ainda que possamos não vir a acentuar a questão que orientou o critério de seleção e organização da proposta de leituras apresentada, descobriremos, através das obras selecionadas, a voz singular de cada uma das escritoras que marcou o pensamento da sua época e que nos poderá dar outro olhar sobre o nosso próprio tempo e situação. Será sempre este último um dos valores da escrita e da literatura.»
Destinatários: Público em geral

21 novembro | 18h30
Palestra “Violência Doméstica – Quando se tem de meter a colher”
Exposição no exterior
Ciclo de palestras “Entre Estações e Estantes”
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro)
Esta sessão contará com a presença de Isabel Moreira e elementos da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Sinopse: O número de vítimas de violência doméstica aumenta tragicamente. Quais são as razões? Porque não se age atempadamente? A expressão “entre marido e mulher ninguém mete a colher” parece continuar a reinar, apesar da denúncia ser um dever.
Destinatários: Público em geral

23 novembro | 14h30 às 16h00
Manualidades japonesas: Sachiko (nível I e II)
Dinamização: Susana Domingues
Sinopse: «Antigamente os tecelões Japoneses usavam a arte sashiko para tornar as roupas mais quentes ou mais duradouras. Mais tarde a ‘necessidade’ daria origem a um gosto estético, traduzido em inúmeros padrões. O sashiko é uma arte fundamental para a cultura nipónica com inspiração na natureza e na religião. Em quatro workshops, que podem ou não ser sequenciais, vamos usar as linhas e os tecidos à boa maneira Japonesa.
Destinatários: Público em geral
Parceria: Associação Hands on Hearts
Inscrição prévia | Custo: 5€

26 novembro | 18h30
Apresentação do livro “NORWEGIAN SKY 9”, de Arlindo Pinto
Sinopse: “Os olhos podem ver muitas coisas. Talvez demasiadas”
Huggly Books
Destinatários: Público em geral

29 novembro | 15h15
Palestra/Debate sobre História “Revolução Liberal”, com o investigador Pedro Urbano
Parceria: Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa
Destinatários: Público em geral

Até 30 novembro
Exposição comemorativa do centenário de Eduardo Teixeira Coelho - ETC, MESTRE DA BD PORTUGUESA
Sinopse: A Bedeteca da Amadora/Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos tem patente a exposição “ETC, MESTRE DA BD PORTUGUESA”, mostra comemorativa do centenário sobre o nascimento de Eduardo Teixeira Coelho, o mais famoso desenhador português de banda desenhada e artista de enorme influência tanto a nível nacional como internacional, sendo aclamado como um dos Mestres da BD europeia.
Esta exposição, que conta com a parceria do CPBD – Clube Português de Banda Desenhada, estará patente até dia 30 de novembro, na Bedeteca, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 18h00 e no piso -1 da Biblioteca, de terça a sexta-feira, entre as 10h30 e as 18h30 e aos sábados, entre as 10h30 e as 17h30.
Destinatários: Público em geral

Todas as iniciativas da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos são gratuitas, exceto as assinaladas.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Segunda-feira e sábado: 10h00 – 18h00 | terça a sexta-feira: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s - segunda-feira e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).
Encerramento: domingos, feriados, sábados de agosto e 16 agosto.

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábado das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Encerramento: domingos, feriados, sábados de agosto e 16 agosto.