Da rua para a galeria | Odeith com exposição Escala 10:1

Até 24 novembro | Galeria Municipal Artur Bual

Está patente, na Galeria Municipal Artur Bual / Casa Aprígio Gomes, a exposição de pintura e instalação Escala 10:1, da autoria de Odeith.

Escala 10:1 é o título da primeira exposição individual, em Portugal, do artista Odeith. Ao longo do seu percurso artístico, a escala foi sempre uma constante e a representação dos objetos uma distorção permanente. Das intervenções murais em espaço público, herda o domínio de suportes variados e a inversão da escala dos objetos. Da monumentalidade à miniatura, a obra de Odeith interpela o olhar do espetador, ele próprio um voyeur que observa e é observado.
As pinturas em homenagem a Amália Rodrigues, Zeca Afonso, Carlos Paredes, Fernando Pessoa e Vasco Santana, ocupam imponentes empenas de prédios na cidade da Amadora e são já bastante conhecidas a nível nacional.

Sobre Odeith
Natural da Damaia, Odeith (1976), desde cedo, revelou aptidão para as artes plásticas, fazendo acompanhar-se por um diário gráfico no qual retratava episódios e personagens do seu quotidiano. Em meados de 1980, toma contacto com uma lata de spray pela primeira vez e a partir desta data o graffiti assume-se como uma prática recorrente. O fascínio pelo obscuro e pela paisagem urbana, leva-o a intervir quase obsessivamente em todos os suportes com que é confrontado. A cidade da Amadora assume-se como o palco ideal para acolher os diferentes estilos da sua singular assinatura. A intercalação entre escalas e a diversidade de formatos contribuem para o total domínio que detém da proporção e da perspetiva. O aperfeiçoamento do realismo e da técnica que designou por “sombra 3D” resultavam em composições obscuras e das quais ressaltavam a técnica e a proximidade com o real. Em 2005, Odeith atinge o reconhecimento mediático pelas suas incursões na arte anamórfica, destacando-se as composições em perspetiva e em diferentes superfícies, que resultam numa ilusão de ótica em efeito 3D.

Exposição Escala 10:1
Patente até 24 de novembro

Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes
R. Luís de Camões, 2 | Venteira | Amadora