30 anos de Educação Ambiental no Município da Amadora

Programa de Educação Ambiental 2019/2020 apresentado às escolas

A Câmara Municipal da Amadora acredita na importância da Educação Ambiental como contributo para a formação de jovens mais ativos na defesa do ambiente, pretendendo promover um espírito de cidadania, que é fundamental para um desenvolvimento mais justo e equilibrado, ou seja, visando o Desenvolvimento Sustentável.

Neste sentido, foi apresentado no dia 9 de outubro, no Eco-Espaço da Amadora, o Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo de 2019/2020, com as atividades programadas para as escolas que tenham interesse em inscrever as suas turmas.

Numa perspetiva de atualização e melhoria contínua, as atividades deste projeto -, que cumpre 30 anos de existência, e que é dirigido a todos os alunos do concelho da Amadora, desde o pré-escolar ao ensino secundário -, vão sendo reformuladas e todos os anos são apresentadas novas.
Este ano, a novidade centra-se nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo atividades específicas no tema 5 – Ambiente e Cidadania, além de contemplar uma atividade demonstrativa de reciclagem de plástico, da ação de sensibilização da Valorsul ter novo formato e de uma nova visita ao Museu da Água.

Esta parceria entre a Câmara Municipal da Amadora (CMA) e as escolas do concelho conta também com parcerias externas. Na apresentação do PEA 2019/2020, além de técnicos da autarquia (que fizeram a avaliação do PEA 2018/2019 e apresentaram a edição deste ano) e de Francisco Teixeira (Agência Portuguesa do Ambiente), estiveram ainda presentes Judite Leal (Valorsul) e Margarida Gomes (ABAE/FEE), que tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas dos professores acerca das atividades que dinamizam as respetivas entidades.

Durante a sessão, Luís Lopes, vereador do Ambiente da CMA mostrou-se orgulhoso com o fato deste programa já existir há 30 anos, reafirmando a importância da Educação Ambiental “com futuro e com presente”, e do papel dos parceiros neste processo.
“Não há Planeta B”, relembrou o autarca, que destacou a relevância do desenvolvimento numa perspetiva holística e global, o Desenvolvimento Sustentável, que está atualmente na agenda internacional.

O Programa de Educação Ambiental para o ano letivo de 2019/2020, bem como as fichas de inscrição, já estão disponíveis aqui.