Na Amadora os semáforos estão no chão!

Há cada vez mais acidentes com os chamados ‘zombies digitais’, pessoas que nem para caminhar guardam o telemóvel. Por isso, apostando na prevenção rodoviária, a Câmara Municipal da Amadora implementou junto a algumas das principais artérias da cidade as ‘smartcross’, um sistema luminoso pioneiro em Portugal, que conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas instaladas no chão.

A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel. O objetivo desta medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos.
Para além das vantagens neste âmbito, as ‘smartcross’ têm-se revelado úteis para compensar a luminosidade dos dias mais claros quando, por vezes, a luz solar encandeia os transeuntes.

A 1.ª ‘smartcross’ foi implementada no Verão de 2017, na passadeira da Rua Elias Garcia, junto ao Centro Comercial Babilónia. A sua aceitação levou à disseminação do projeto e, neste ano de 2019, já foram implementadas mais 9 nas vias principais com grande atravessamento de peões, estando ainda prevista a colocação de duas ‘smartcross’ até ao final do ano.

Fique a saber em que ruas podem ser encontradas as ‘smartcross’:

• Rua Elias Garcia com a Rua 1.º Dezembro
  • Rua Elias Garcia com a Av. Sacadura Cabral
  • Rua Elias Garcia com a Rua Heliodoro Salgado
  • Rua Elias Garcia com a Av. Nuno Álvares Pereira / Rua António Feijó
  • Rua Elias Garcia com a Rua das Indústrias
  • Av. Conde Castro Guimarães (Nó do Borel)
  • Rua Elias Garcia com a R. Eng.º Ângelo Fortes
  • Estrada Serra da Mira, R. Oliveira Martins, Rua Joaquim Namora e Praceta Notícias da Amadora
  • Alto Maduro (Estrada Salvador Allende)
  • Av. D. Carlos (acesso ao túnel)
  • Largo 1.º Maio (Brandoa)