Transporte Escolar grátis para todos!

A Câmara Municipal da Amadora aprovou o alargamento da gratuitidade do transporte escolar para os alunos de todos os níveis de ensino quando residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam.

Face à entrada em vigor a 1 de abril de 2019 dos novos tipos de passes (navegante municipal e navegante metropolitano), o plano de transportes escolares reflete gratuitidade do navegante municipal para crianças menores de 13 anos.

Por forma a assegurar a igualdade de oportunidades de acesso à educação, a autarquia decidiu incluir os alunos do ensino secundário no contexto do Plano de Transporte Escolar Municipal para o Ano Letivo 2019-2020 que, à semelhança dos restantes níveis de ensino, receberão uma comparticipação financeira de 100%.

A adesão de alunos, a partir dos 13 anos de idade, ao título de transporte 4_18 representará um investimento municipal, neste ano letivo, de cerca de 50 mil euros.

Numa medida de descriminação positiva de acesso gratuito ao passe escolar, este novo plano inclui ainda as condições de acesso aos alunos residentes na zona habitacional de Carenque, localidade cuja distância ao estabelecimento de ensino, embora inferior a 3 Km, carece de segurança pelo percurso sem aglomerado populacional.

Estão ainda abrangidos pelo subsídio de transporte escolar todos os alunos com dificuldades de locomoção que beneficiem de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam sempre que a sua condição o exija.