Novos centros de saúde

Entrou em funcionamento em junho a Unidade de Saúde Familiar da Reboleira (Alma Mater), e brevemente, irá entrar em funcionamento a Unidade de Saúde Familiar da Buraca.

A construção destes dois edifícios resultou da parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

A Unidade de Saúde Familiar da Buraca vem substituir a atual instalação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP). O terreno disponibilizado pela Autarquia para a construção deste equipamento situa-se entre a Rua Andrade Corvo e a Avenida Camilo Castelo Branco, no espaço anteriormente ocupado pelos dois campos desportivos descobertos. Este novo centro, com mais de 15 gabinetes de consulta, um gabinete de dentista, várias salas de enfermagem e de tratamentos, entre outras valências, vem dar resposta a 22.800 utentes.

O investimento na construção deste equipamento rondou os 1,3 milhões de euros, dos quais 30% foram financiados pela Autarquia e 70% pela ARSLVT.

Já a Unidade de Saúde Familiar da Reboleira (Alma Mater), que irá integrar a UCSP da Reboleira e a USF Alma Mater e substituir as suas atuais instalações, fica situada no Largo da Igreja da Reboleira. Esta unidade vai, também, prestar cuidados de saúde a 22.800 utentes e dispõe de cerca de duas dezenas de gabinetes de consultas, várias salas de espera e de tratamentos, gabinete de dentista (saúde oral), sala de reuniões, entre outras infraestruturas de apoio.

Esta construção rondou os 1,1 milhões de euros, custeados pela Câmara Municipal e pela ARSLVT na proporção de 30% e 70%, respetivamente.

Este esforço conjunto resultou da necessidade de ter, no nosso território, novas instalações condignas quer para os cidadãos, quer para os profissionais, melhorando, assim, o acesso aos cuidados de saúde.

Além da construção dos novos edifícios modernos e funcionais, a Câmara Municipal da Amadora requalificou as áreas circundantes, ordenando e criando lugares de estacionamento e pequenas zonas verdes.

USF ALMA MATER
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00
Marcação de Consultas: 214 988 400

Para mais informações sobre estas novas unidades de saúde contacte o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora:
Telefone: 214 988 370 | 214 988 381
Fax: 214 988 371