Município da Amadora cria colónias de gatos de rua para controlar população

A Câmara Municipal da Amadora e a Associação Animais de Rua assinaram um protocolo de colaboração, com o objetivo de proceder à gestão da população de gatos errantes, silvestres, ou que vivam com famílias em situação de comprovada carência económica.

Este acordo de cooperação traduz-se na criação de colónias de felinos, em áreas devidamente especificadas, e que não ponham em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.

Mediante a aplicação do Programa CED (capturar, esterilizar, devolver), pretende-se controlar as colónias de gatos e reduzir a população felina silvestre, através de um método ético e eficaz.
Cada colónia terá um conjunto de responsáveis, que irão zelar pela qualidade do bem-estar animal.

Paralelamente à celebração deste protocolo, a Câmara Municipal da Amadora celebrou ainda um contrato de seguro de responsabilidade civil, com vista ao eventual ressarcimento por danos patrimoniais e não patrimoniais decorrentes de lesões físicas ou materiais, causados pelos gatos silvestres devidamente identificados.