Cuidadores formais – ações de formação no 1.º semestre de 2019

No âmbito do projeto de apoio ao cuidador, a Câmara Municipal da Amadora, prossegue com a realização de ações de formação para cuidadores formais – que já trabalhem em instituições sociais do território da Amadora – ministrados pela Cooperativa LinQUE.

Os principais objetivos do projeto de apoio aos cuidadores são dotar os cuidadores de competências e conhecimentos específicos na área dos cuidados à pessoa dependente e contribuir para o aumento da qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores de pessoas com doenças crónicas e incapacitantes, que se encontram em situação de dependência.

Com base nestes objetivos, serão ministradas as seguintes ações:

• 6 março - Ser Cuidador
  • 20 março - Cuidar e cuidar-se (os desafios do cuidador)
  • 3 abril - Comunicação e assertividade
  • 17 abril - Relações interpessoais
  • 2 maio - Que fazer quando não podemos cuidar (cuidados paliativos)

• 15 maio - Transferências e posicionamentos
  • 29 maio - Prevenção de quedas | Manutenção de integridade cutânea
  • 5 junho - Alimentação, hidratação, cuidados à boca | Noções básicas de Nutrição
  • 19 junho - Testamento Vital e Decisões Antecipadas de vontade | Sintomas e sinais nos últimos momentos de vida
  • 3 julho - Abordagem da pessoa com demência

acoes formacao apoio cuiador formais 1semestre2019 200