Mapa do Site

Novo Programa de Educação Ambiental apresentado às escolas

Novo Programa de Educação Ambiental apresentado às escolas

Foi apresentado no dia 10 de outubro, no Eco Espaço da Amadora, o Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo de 2018-2019, com as atividades programadas para as escolas que tenham interesse em inscrever as suas turmas.

Esta parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e as escolas do concelho "tem sido muito importante e todos os atores que têm trabalhado a área do ambiente, têm feito um trabalho incomensurável", salientou o Vereador com o pelouro do Ambiente, Luis Lopes, que defendeu ainda que a "preocupação ambiental tem de passar a ser global, de forma a ser possível uma maior aposta no desenvolvimento sustentável, a par de um maior foco na economia circular".

Este projeto é dirigido a todos os alunos do concelho da Amadora, desde o pré-escolar ao ensino secundário, tem 76 atividades e este ano destacam-se as seguintes:

Parque da Fonte das Avencas, desde o 4.º ano do 1.º ciclo até secundário, o objetivo é conhecer a biodiversidade do parque, entre árvores, plantas e animais.
Projeto Coastwatch, um projeto europeu de educação ambiental, coordenado em Portugal pelo GEOTA, que consiste na caracterização ambiental do Litoral, na época pós-balnear. Os participantes devem realizar um percurso de uma ou mais faixas costeiras de 500m, à sua escolha, durante a maré baixa, preenchendo um questionário sobre biodiversidade, riscos, impactes, ameaças e resíduos, com material de apoio disponibilizado pelo Projeto.
Visita ao Centro de Educação Ambiental Água a 360º,espaço dedicado à sensibilização onde se desenvolvem várias atividades participativas focadas no valor da água, nas suas diferentes dimensões.
Workshop sobre Cosméticos Naturais, onde o objetivo é o de dar a conhecer algumas plantas e os seus benefícios para a saúde e fazer um creme a partir de plantas.

Este projeto conta também com parcerias externas. Na apresentação do PEA, estiveram ainda presentes Joana Xavier (ValorSul), Sara Duarte (Águas do Tejo Atlântico), Tiago Carrilho (Jardim Zoológico) e Hélder Careto (Geota), que tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas dos professores acerca das atividades que dinamizam as respetivas entidades.

O Programa de Educação Ambiental para o ano letivo de 2018-2019, bem como a ficha de inscrição, já está disponível na página Educação Ambiental do site da Câmara Municipal.

Veja também, as escolas premiadas no ano letivo anterior.