Novo Programa de Educação Ambiental apresentado às escolas

Foi apresentado no dia 10 de outubro, no Eco Espaço da Amadora, o Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo de 2018-2019, com as atividades programadas para as escolas que tenham interesse em inscrever as suas turmas.

Esta parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e as escolas do concelho "tem sido muito importante e todos os atores que têm trabalhado a área do ambiente, têm feito um trabalho incomensurável", salientou o Vereador com o pelouro do Ambiente, Luis Lopes, que defendeu ainda que a "preocupação ambiental tem de passar a ser global, de forma a ser possível uma maior aposta no desenvolvimento sustentável, a par de um maior foco na economia circular".

Este projeto é dirigido a todos os alunos do concelho da Amadora, desde o pré-escolar ao ensino secundário, tem 76 atividades e este ano destacam-se as seguintes:

Parque da Fonte das Avencas, desde o 4.º ano do 1.º ciclo até secundário, o objetivo é conhecer a biodiversidade do parque, entre árvores, plantas e animais.
Projeto Coastwatch, um projeto europeu de educação ambiental, coordenado em Portugal pelo GEOTA, que consiste na caracterização ambiental do Litoral, na época pós-balnear. Os participantes devem realizar um percurso de uma ou mais faixas costeiras de 500m, à sua escolha, durante a maré baixa, preenchendo um questionário sobre biodiversidade, riscos, impactes, ameaças e resíduos, com material de apoio disponibilizado pelo Projeto.
Visita ao Centro de Educação Ambiental Água a 360º,espaço dedicado à sensibilização onde se desenvolvem várias atividades participativas focadas no valor da água, nas suas diferentes dimensões.
Workshop sobre Cosméticos Naturais, onde o objetivo é o de dar a conhecer algumas plantas e os seus benefícios para a saúde e fazer um creme a partir de plantas.

Este projeto conta também com parcerias externas. Na apresentação do PEA, estiveram ainda presentes Joana Xavier (ValorSul), Sara Duarte (Águas do Tejo Atlântico), Tiago Carrilho (Jardim Zoológico) e Hélder Careto (Geota), que tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas dos professores acerca das atividades que dinamizam as respetivas entidades.

O Programa de Educação Ambiental para o ano letivo de 2018-2019, bem como a ficha de inscrição, já está disponível na página Educação Ambiental do site da Câmara Municipal.

Veja também, as escolas premiadas no ano letivo anterior.