Já conhece o novo Parque das Artes e do Desporto?

Situado na freguesia de Mina de Água, na antiga Lixeira da Boba, o Parque das Artes e do Desporto tem as seguintes características:

• 3 Campos polidesportivos
• 3 Campos de ténis
• 2 Campos de padel
• 1 Campo de disc golf
• 2 Dog parks, de acordo com o porte dos animais
• Circuito de caminhada (totalizando 3 km de extensão)
• Circuito de esculturas
• Circuito infantil
• Equipamentos de desporto ao ar livre
• Zona de espetáculos ao ar livre
• 9 hectares
• 1.552 novas árvores plantadas

Neste novo espaço, estabelecem-se a saúde e o desporto como polos dinamizadores da comunidade. Assim, complementando a pista de caminhada já construída naquele local, foram criados vários espaços multifuncionais, enquadrados numa área onde se pode caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Aliado ao desporto e ao bem-estar, os utentes do parque podem ainda admirar uma exposição de arte ao longo do parque, na qual peças escultóricas de diversos autores e propriedade do acervo municipal são parte integrante de um percurso pedestre.

No parque, com uma extensão de 9 hectares, foram plantadas 1552 novas árvores.

Com esta intervenção da autarquia, a antiga lixeira transformou-se num dos maiores parques de lazer na cidade da Amadora.

Sobre a antiga Lixeira da Boba
Em tempos foi uma pedreira, posteriormente, tornou-se numa das maiores lixeiras da Área Metropolitana de Lisboa. Foi encerrada em 1985 e selada há pouco mais de dez anos. A recuperação ambiental da lixeira da Boba permitiu transformar aquele espaço numa zona onde, atualmente, se privilegia a saúde e o lazer.
Rodeada de grandes zonas habitacionais, esta vasta área da antiga lixeira foi transformada num circuito de manutenção, utilizado diariamente pela população, verificando-se uma afluência significativa ao fim de semana. Servida por excelentes acessos, como a CRIL, a CREL e o IC16, toda a área da antiga lixeira foi objeto de requalificação, dando lugar à construção do Parque das Artes e do Desporto.

Morada:
Estrada da Serra da Mira, Mina de Água – Amadora (antiga lixeira da Boba)