Lixo transformado em escultura em exposição nas ruas da Amadora

Inaugurou, no dia 28 de julho, a mostra de Escultura de Ar Livre, este ano intitulada "Diálogos com a Cidade" - Escultura/Instalação de Ar Livre Amadora 2018, em homenagem ao Escultor João Limpinho.

Comissariada pelo escultor Carlos Andrade, a exposição deste ano é desenvolvida em moldes diferentes e com um conceito inovador: convidados que foram 7 jovens escultores – Catarina Bual Salvado, Andreia Mateus, Afonso Matias, Luísa Barros, Susana Aleixo Lopes, João Madureira e Rui Ferreira –, estes trabalharão nas instalações dos estaleiros da Câmara Municipal da Amadora, a partir de desperdícios das oficinas da Autarquia. Madeira, metal, plástico, tudo o que seja considerado lixo e desperdício, é utilizado para a elaboração das esculturas que são expostas no espaço exterior da Galeria Municipal Artur Bual.

As suas peças são expostas conforme as mesmas vão sendo terminadas, e à vez.

Catarina Bual Salvado é a primeira a desenvolver a sua peça, que estará patente até 23 de setembro, sendo substituída pela seguinte. E assim sucessivamente, até que o último artista exponha a sua escultura, o que se prevê que aconteça em junho de 2019. Prevê-se que cada obra esteja em exposição cerca de dois meses.

Catarina Bual Salvado
Nasceu em 1992. Reside em Oeiras. Licenciou-se em Escultura e realizou o ERASMUS no último ano em Bologna, Itália. Concluiu em 2016 o Mestrado em Especialização de Escultura também pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Frequentou mais tarde um curso de Fotografia pelos formadores Arlindo Pinto e Jorge Alves.

Desenvolve projetos e trabalhos em escultura, fotografia, design gráfico - criação de posters e flyers, etc. Tem participado em diversas exposições coletivas, residências artísticas, simpósios e workshop. Participou na 1.ª Residência Artística de Land Art, em Moledo através da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e mais recentemente foi assistente do escultor Abílio Febra num simpósio de escultura em betão na Maceira.

Em 2017, tornou-se 1.ª Vogal e Art Director do Grupo Jovem no Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, onde também ajuda a organizar projetos e desenvolver os trabalhos relacionados ao design gráfico.

Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes (espaço exterior)
R. Luís de Camões, n.º 2, Venteira, 2700-535 (Amadora)
Ref. GPS: 38.756646, -9.235615
Tel.: 214 369 000 | Ext: 5190