Julho | Autarquia percorre concelho para administração de vacina antirrábica

julho | Autarquia percorre concelho para administração de vacina antirrábica
Julho | Autarquia percorre concelho para administração de vacina antirrábica

A Câmara Municipal da Amadora, por intermédio do Serviço Veterinário Municipal (SVM), irá percorrer as 6 freguesias do concelho, para promover a administração da vacinação antirrábica e a identificação eletrónica de cães, no âmbito do Despacho n.º 5081/2018, de 22 de maio, DR, 2.ª Série – N.º 98, podendo os detentores dar cumprimento a esta obrigação mediante apresentação dos animais para esse efeito à campanha ou a um médico veterinário de sua livre escolha.

O SVM estará em locais definidos para o efeito, em dias e horas específicos (ver anexo), durante o mês de julho, para administrar a vacina antirrábica e proceder à identificação eletrónica de cães, mediante o pagamento de uma taxa no valor de 5 euros (vacina) e de 13 euros (identificação eletrónica). Caso os cães não possuam ainda o boletim sanitário, este pode igualmente ser obtido, pelo valor de 1 euro.

Além destas datas, os donos dos animais podem ainda deslocar-se às instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora, aos sábados, durante todo o ano, entre as 10h00 e as 11h00, para a administração da vacina ou proceder à identificação eletrónica dos seus animais.

Relembramos que os canídeos, com idade compreendida entre os 3 e os 6 meses de idade, têm obrigatoriedade de vacinação contra a Raiva, bem como ao longo da sua vida, de acordo com o Plano Nacional de Luta e vigilância da raiva e outras zoonoses.

A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos a partir de 1 de julho de 2008, bem como para os seguintes, independentemente da sua data de nascimento: cães potencialmente perigosos e cães perigosos, cães de caça, cães de exposição, para fins comerciais ou lucrativos, cães de publicidade, concursos, feiras, cães de criação e cães em estabelecimentos de venda (lojas de animais).

Clique, para saber onde e quando poderá vacinar o seu cão.