Mapa do Site

Mais de 300 idosos da Amadora vão de férias com apoio da Câmara Municipal

Mais de 300 idosos da Amadora vão de férias com apoio da Câmara Municipal

A Câmara Municipal da Amadora volta a promover o projeto AmaSénior Lazer, cuja organização é desenvolvida em parceria com as Juntas de Freguesia do Município e a União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Amadora.

São Pedro do Sul, Foz do Arelho, Vila Nova de Cerveira, Vila Ruiva (Fornos de Algodres) e Albufeira, são os locais selecionados para o desenvolvimento do programa no presente ano, e em que se prevê venham a participar mais de trezentos idosos da Amadora.

Serão organizados 7 turnos, todos com 48 munícipes, todos a decorrer entre os meses de junho e outubro (excetuando o mês de agosto) e distribuídos pelos locais acima descritos. Cada turno tem a duração de 7 noites (8 dias).

Segundo o Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde 2018-2025, elaborado pelo Conselho Local de Ação Social da Amadora, 23% da população residente no município da Amadora tem idade igual ou superior a 65 anos e, destes, 46% tem idade igual ou superiror a 75 anos, pelo que se torna essencial o desenvolvimento de estratégias locais que potenciem o envelhecimento ativo e a interação social entre os séniores e a comunidade.

Esta iniciativa traduz-se num programa de férias organizado para a população idosa – reformados e pensionistas com idade superior a 60 anos – residente no Concelho da Amadora, que pretende proporcionar aos participantes uns dias de descanso fora do seu ambiente quotidiano. Ao mesmo tempo, tem por objetivo proporcionar condições para o bem-estar físico dos participantes, fomentar o aprofundamento das relações humanas entre grupos que já se conhecem e a criação de novas relações de amizade, criar um espaço criativo e cultural enriquecedor, quebrar a solidão e a monotonia e minimizar situações de exclusão social, a preços condizentes com a situação económica de cada participante.

Organizado desde 1982 (até ao ano 2000, tinha a designação de Programa Férias Séniores Veteranos), o AmaSénior Lazer tem vindo a ganhar importância junto da população, facto comprovado pelo número crescente de inscrições ao longo dos anos. Dos cerca de cem participantes em 1982, esta atividade contabiliza, para o ano de 2018, mais de 3 centenas.

Visitas a locais de interesse, passeios com itinerário selecionado pela sua valia turística, e animação são algumas das atividades previstas.

Os interessados devem inscrever-se na sua Junta de Freguesia.