Prémio Literário Orlando Gonçalves deste ano distinguirá obra jornalística | entrega trabalhos até 15 junho

21.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves | Modalidade: jornalismo

A Câmara Municipal da Amadora lança a 21.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano dedicado à modalidade de Jornalismo. A autarquia pretende assim reconhecer o trabalho jornalístico de investigação ou de grande reportagem.

Os trabalhos a concurso devem basear-se em acontecimentos relativos ao ano transato e ter como referência a cultura e história portuguesas, os direitos humanos e a democracia, bem como reflexões sobre as problemáticas sociais e políticas e os princípios que nortearam a vida de Orlando Gonçalves.

Os interessados neste galardão deverão enviar os seus trabalhos até dia 15 de junho, habilitando-se a um prémio de cerca de cinco mil euros.

Em finais de agosto, o júri do concurso, constituído por um representante da Câmara Municipal da Amadora, um representante da Sociedade Portuguesa de Autores e outro do Sindicato dos Jornalistas, deliberará e comunicará o vencedor deste ano. A sessão pública de entrega da 21.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves está prevista para dia 15 de setembro de 2018.

O Prémio – breve nota
O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objetivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.
Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.

Orlando Bernardino Gonçalves, um dos percursores do movimento neorrealista português, foi escritor e jornalista de imprensa escrita e de rádio, tendo sido inclusive Diretor do jornal Notícias da Amadora durante mais de trinta anos, atividade que sempre desenvolveu a par das suas intervenções cívicas e políticas na defesa dos direitos e deveres de uma cidadania plena, consciente e esclarecida, sustentada pelo enriquecimento intelectual.

Orlando Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade da Amadora em 1989, em 1993 o seu romance Enredos da Memória foi galardoado com o Prémio Literário Cidade da Amadora e em 1997 foi mais uma vez homenageado pela Câmara Municipal da Amadora, por ocasião das comemorações do 25 de Abril.

Consulte as Normas do Concurso:

plog 2018 200