Câmara mantém colaboração com Cooperativa LinQUE em projetos de apoio ao cuidador

No âmbito da colaboração entre a Câmara Municipal da Amadora e a Cooperativa LinQUE, foram desenvolvidas, em 2017, quatro ações de formação ministradas por profissionais daquela associação, nas quais participaram 79 cuidadores: 26 formais e 53 informais.

No ano de 2018 esta parceria terá continuidade, sendo que o projeto foi desenhado tendo como principais destinatários os cuidadores formais - equipa técnica de Serviço de Apoio Domiciliário e de intervenção social – e os cuidadores informais – munícipes que prestam cuidados a familiares e voluntários de proximidade.

Os principais objetivos do projeto de apoio aos cuidadores são dotar os cuidadores de competências e conhecimentos específicos na área dos cuidados à pessoa dependente e contribuir para o aumento da qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores de pessoas com doenças crónicas e incapacitantes, que se encontram em situação de dependência.

Ainda no âmbito do projeto de apoio ao cuidador, irão realizar-se alguns laboratórios e formações, a saber:

• Estar sozinho ou acompanhado na relação de cuidar? – 24 de janeiro (Métis, Comunicação em Gerontologia)
  • Falar e sugerir ou escutar com consciência? – 06 de fevereiro (Métis, Comunicação em Gerontologia)
  • Julgar o outro e julgar-me ou comunicar humanizadamente? – 22 de fevereiro (Métis, Comunicação em Gerontologia)
  • Falar com palavras ou falar com o corpo e as palavras? – 08 de março (Métis, Comunicação em Gerontologia)
  • As minhas emoções desconfortáveis, como lidar com elas? – 20 de março (Métis, Comunicação em Gerontologia)
  • Testamento Vital - 27 de março (LinQue)
  • Quando já não me cuido... o que pode acontecer? – 05 de abril (Métis, Comunicação em Gerontologia)
  • Humanitude - 10 de abril - (LinQue)

Para mais informações e inscrições:

Divisão de Intervenção Social
Telf.: 214 369 053