var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-42659889-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

Inscrições abertas na São Silvestre da Amadora

Além dos 10 km, haverá prova para crianças

Mantendo a tradição, a São Silvestre da Amadora realiza-se no último dia do ano, a 31 de dezembro. Para a 43.ª edição, a organização da São Silvestre mais antiga de Portugal Continental aposta forte no desporto para todas as idades. Além da habitual corrida de 10 km, surge a novidade: uma prova só para crianças. As inscrições encontram-se disponíveis e poderão ser feitas no sítio oficial do evento: saosilvestredaamadora.pt.

Este ano, o evento organizado pela Câmara Municipal da Amadora e pelo Desportivo Operário do Rangel tem início pelas 16h30 com a corrida dirigida exclusivamente a crianças nascidas entre 2004 a 2012. Os mais pequenos são desafiados a correr entre 300 a 1.000 metros, distâncias variáveis em função da idade:

• Bambis (nascidos entre 2011 e 2012) - Aproximadamente 300 metros
  • Benjamins A (nascidos entre 2008 e 2010) - Aproximadamente 500 metros
  • Benjamins B (nascidos entre 2006 e 2007) - Aproximadamente 700 metros
  • Infantis (nascidos entre 2004 e 2005) - Aproximadamente 1.000 metros

A Praça São Silvestre será o ponto de partida e de chegada dos pequenos grandes atletas, com os percursos a passarem pela Estrada dos Salgados nos Benjamins A e B e nos Infantis.

Com o intuito de incentivar a prática desportiva entre os mais novos, a Corrida das Crianças é mais um atrativo da São Silvestre da Amadora que conta com o tradicional desfile de automóveis clássicos e motociclos, cerca de uma hora antes da partida, no percurso dos 10 km, trazendo para a rua os milhares de espectadores que acompanham o evento e aplaudem os participantes.

Pelas 17h50, está prevista a partida da elite feminina e pelas 18h00 a partida geral dos 10 km, na Estrada dos Salgados. Os atletas seguirão depois para o centro da cidade, passando pelo Parque Aventura e pela rotunda do vulcão. A mítica subida dos Comandos chegará pelo sexto quilómetro. A consagração de todos os participantes será feita na Praça São Silvestre, junto ao metro da Amadora. Para consultar o mapa do percurso, clique aqui.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para a 43.ª edição da São Silvestre da Amadora podem ser feitas individualmente ou por equipas no sítio oficial do evento.

Estes são os valores e os prazos previstos das inscrições:

• Até 30 de setembro - 10€
  • De 1 a 31 de outubro – 11€
  • De 1 a 30 de novembro – 12€
  • De 1 a 24 de dezembro – 13€
  • De 25 a 31 de dezembro – 14€

A Corrida das Crianças tem um valor único de 3€

PALMARÉS

Com certificação europeia 3 estrelas pela Associação Europeia, a São Silvestre da Amadora contou no ano passado com o regresso de Rosa Mota. A antiga campeã olímpica da maratona, que tinha vencido a prova em 1989, voltou a correr pelas ruas da Amadora, completando os 10 km em 42’34” e terminando na 15.ª posição no setor feminino.

Com 42 edições realizadas, a São Silvestre da Amadora contou com a participação de muitos campeões. O primeiro vencedor foi Carlos Lopes, em 1975; destaque também para os êxitos de António Leitão, Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Domingos Castro, Paulo Guerra, Jéssica Augusto, Dulce Félix, Sara Moreira e Rui Silva. No ano passado, Rui Pinto e Catarina Ribeiro subiram ao lugar mais alto do pódio. O palmarés completo do evento pode ser consultado no sítio oficial do evento.

Acompanhe a São Silvestre da Amadora:
Facebook: facebook.com/saosilvestredaamadora
Sítio oficial do evento: saosilvestredaamadora.pt
Vimeo: vimeo.com/channels/1177571