Mapa do Site

24 novembro | “Qual o estado de saúde da saúde pública?” | Conversa com a médica Isabel do Carmo | Biblioteca

24 novembro | “Qual o estado de saúde da saúde pública?” | Conversa com a médica Isabel do Carmo | Biblioteca
24 novembro | “Qual o estado de saúde da saúde pública?” | Conversa com a médica Isabel do Carmo | Biblioteca

Isabel do Carmo é médica endocrinologista e uma das maiores especialistas portuguesas em obesidade e comportamento alimentar, e vai estar na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, no próximo dia 24 de novembro (sexta-feira), pelas 18h30, para um debate sobre o estado de saúde do Sistema Nacional de Saúde, no âmbito do ciclo de conversas Espaço Público desta biblioteca.

A moderação deste debate estará a cargo de Dulce Salzedas.

Entrada livre.
Não é necessária marcação prévia.

Espaço Público e Temas da Vida são dois ciclos de conversas que a biblioteca promove mensalmente e que pretendem fomentar momentos de partilha e de reflexão em torno de temas transversais à generalidade das pessoas, e que foram escolhidos pelos próprios utentes deste equipamento municipal, após votação.

Sinopse | “Qual o Estado de saúde da saúde pública?”, com Isabel do Carmo
Uma sessão para debater o Sistema Nacional de Saúde, a sua viabilidade, o peso das decisões políticas na nossa saúde e como as opções económicas influenciam a nossa saúde. Aqui pode discutir questões ambientais, stress, envelhecimento, sedentarismo, consumismo e tudo o que nos torna mais ou menos saudáveis.
Isabel do Carmo é médica endocrinologista e uma das maiores especialistas portuguesas em obesidade e comportamento alimentar. Estará connosco enquanto médica e enquanto pessoa que há muito mantém uma atividade política e cívica.

Biografia | Isabel do Carmo
Doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Isabel do Carmo é médica, endocrinologista, e uma das maiores especialistas portuguesas em obesidade e comportamento alimentar.
Foi fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e da Sociedade Científica (Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar). Coordenou a Endocrinologia da Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria e foi responsável pela consulta de obesidade do mesmo hospital. Responsável pelo primeiro estudo sobre Prevalência da Obesidade em Portugal e do estudo atualmente em curso (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Militou no Partido Comunista Português dos 18 aos 30 anos. Fez parte dos corpos gerentes da Ordem dos Médicos de Lisboa e Sul até esta ser fechada em 1973 pela PIDE, altura em que foi presa. Em 1970 fundou com Carlos Antunes as Brigadas Revolucionárias (BR) e depois o Partido Revolucionário do Proletariado (PRP). O PRP/BR, cuja direção continuou a integrar, teve atividade destacada durante o processo revolucionário de 1974/75 tendo sido presa de 1978 a 1982. Desde então tem mantido sempre atividade política e cívica a nível individual e coletivo.
Luta Armada é o nome da sua última obra publicada pela Dom Quixote. É autora de vários livros sobre nutrição e saúde, entre os quais Pensar Perder o Peso que Pesa, Os Alimentos e Mitos que Nos Engordam e Saber Emagrecer.

 

Próxima sessão:

15 dezembro
Ciclo Temas da Vida: “Ai solidão, solidão!” | Com Isabela Figueiredo

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572