Campo-Escola de Arqueologia é uma mais-valia para a valorização do Património Histórico-Cultural da Amadora

A Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Professor Doutor Francisco Caramelo, assinaram, no passado dia 25 de julho, um protocolo que cria um Campo-Escola de Arqueologia no concelho.

“Conhecer, preservar e respeitar a História da Amadora é o objetivo deste projeto”, referiu a autarca, que pretende que esta seja uma iniciativa que “dê frutos, que mostre e valorize mais o património histórico-cultural do concelho e, simultaneamente, seja uma ferramenta útil na formação dos alunos, que se dedicam a esta área com muita paixão”, acrescentou a edil.

“O Campo-Escola permitirá aliar a formação teórica à prática, que era o que ambicionávamos há muito”, congratulou-se Francisco Caramelo, demonstrando a sua satisfação nesta parceria e felicitando o município pela aposta na preservação e valorização histórica do seu território.

Esta parceria, entre a autarquia da Amadora e a Universidade Nova de Lisboa, que teve início em outubro de 2012, pretende reforçar a relação já existente entre as duas entidades, e permitir uma maior cooperação, contínua e regular, importante não só para a formação dos alunos da faculdade, mas também na capacidade de intervenção e investigação do museu.

Após a cerimónia, a presidente da autarquia, Carla Tavares, participou numa visita guiada ao sítio arqueológico do Moinho do Castelinho, onde decorrem atualmente escavações, bem como às Reservas Culturais, onde se encontra instalado o Laboratório de Conservação e Restauro e a Sala de Investigação.

O Campo-Escola terá como principais objetivos:
- Intervenções arqueológicas na área do concelho da Amadora
- Ações de inventário, estudo e divulgação do património arqueológico
- Trabalhos de Laboratório e de Gabinete sobre material arqueológico
- Ações de investigação e organização de materiais pedagógicos e de divulgação relacionados com o património arqueológico deste concelho
- Ações de formação, encontros, reuniões e cursos de caráter científico.

Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira - Núcleo Sede