Orçamento Participativo 2018 | 61 propostas apresentadas

O OP 2018 da Amadora dá continuidade a uma política de aproximação aos cidadãos que tem vindo a ser prosseguida pela Câmara Municipal da Amadora.
À semelhança das últimas edições, o modelo adotado para o OP 2018 é co-decisional, sendo os atores locais chamados a votar e eleger o(s) projeto(s) a incluir nas Grandes Opções do Plano e Orçamento 2018.
O orçamento atribuído ao OP 2018 é de 500.000€ repartidos pelos anos de 2018 e 2019.

A fase de apresentação de propostas ao OP 2018 já terminou, tendo sido submetidas 61 propostas enquadradas em diversas áreas de intervenção, que podem ser consultadas na página de internet do OP Amadora – http://op.cm-amadora.pt

As propostas apresentadas vão agora ser analisadas tecnicamente pelos serviços autárquicos quanto ao ajustamento à dimensão financeira da edição em curso; exequibilidade técnica do projeto; compatibilidade do projeto com investimentos já programados pela Autarquia; propriedade dos terrenos de implantação dos projetos; e conformidade com o exercício de competências da Autarquia.

A fase de alegações terá lugar entre 7 e 14 de agosto, em que as propostas excluídas, devidamente fundamentadas, são publicadas para que os seus proponentes possam apresentar as alegações que considerem pertinentes.

As propostas validadas passarão depois à fase de votação, que decorrerá entre 29 de agosto e 17 de outubro.

Nas anteriores edições do OP, foram apresentadas propostas que se revelaram pertinentes e resultaram na execução de projetos que contribuem para a qualificação do espaço público e a promoção de estilos de vida saudáveis, através da criação de condições para a atividade física informal, e a realização de projetos imateriais na área cultural.