Responsabilidade social das empresas alvo de distinção pela Câmara Municipal

Abbvie, Nokia e Valorsul. São estas, as 3 empresas vencedoras do Prémio Empresa Solidária, distinção atribuída pela Câmara Muncipal às empresas que mais se destacaram durante o ano transato, tendo em conta o seu desempenho ao nível das práticas de Responsabilidade Social no concelho da Amadora, e para o qual concorreram 13 empresas.

A cerimónia decorreu no dia 23 de maio, nos Recreios da Amadora, e contou com a presença de muitas das empresas que receberam igualmente o Selo Empresa Solidária. Este é um certificado, atribuído pela Autarquia, às empresas que participem sistematicamente em projetos e ações de responsabilidade social, que envolvam a comunidade. Ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento de todas as obrigações legais – implica ir mais além através de um maior investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais.

Para a Presidente da Câmara Municipal, esta cerimónia "é um reconhecimento e um agradecimento, de toda a cidade, às empresas que aqui homenageamos", uma vez que "a Amadora é uma cidade que nos desafia", mas o objetivo de melhorar a vida das pessoas será cumprido "se todos trabalharmos em conjunto".

Sobre o Prémio Empresa Solidária
São objetivos do Selo Empresa Solidária, reconhecer e premiar o trabalho das empresas do município ao nível das suas práticas de responsabilidade social, sensibilizar, envolver e mobilizar empresas do concelho para participação sistemática e concertada em projetos e ações de responsabilidade social que envolvam a comunidade e partilhar e divulgar as boas práticas de responsabilidade social das empresas desenvolvidas na Amadora.

Como definido no Regulamento do Prémio Empresa Solidária, “as empresas socialmente responsáveis contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactes ambientais da empresa, o que poderá poderá proporcionar vantagens diretas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo.

A atribuição de um Selo Solidário a todas as empresas que tenham intervenção nesta área, e de um Prémio para as três empresas que mais se destaquem ao nível da Responsabilidade Social no município, permitirá evidenciar o envolvimento contínuo das empresas e constituirá uma forma de motivar outras entidades a participar também em projetos cujo objetivo é promover o bem comum, permitindo ainda às empresas partilharem conhecimento e experiências entre si, abrindo caminho para futuras parcerias.”

Para a definição dos critérios de avaliação de atribuição do prémio, foi estabelecida uma parceria com a Associação Portuguesa para a Ética Empresarial.